Artigo

Maria Teresa Aarão

Gerente de Desenvolvimento de novos produtos da Certisign
A computação em nuvem é uma das maiores evoluções do setor de tecnologia desde o surgimento dos computadores pessoais.
Data: 04/08/2013
 

Acomputação em nuvem é uma das maiores evoluções do setor de tecnologia desde o surgimento dos computadores pessoais. Por meio desse modelo, pelo qual informações e softwares são acessados totalmente via internet e sem a necessidade de instalação dos programas no computador do usuário, os negócios no ambiente digital vêm sendo cada vez mais impulsionados, no Brasil e pelo mundo afora.

Os investimentos em computação em nuvem são maiores, principalmente por empresas de tecnologia focadas em processos totalmente online, como é o caso da Certisign. A empresa cria e implementa soluções capazes de trocar a utilização do papel (impresso) por docu-mentos eletrônicos com validade jurídica por meio da certifi-cação digital, além de outras plataformas, como o recém-lançado “Portal de Assinaturas Eletrônicas”, uma das apostas mais recentes da companhia.

O Portal de Assinaturas Eletrônicas é um sistema de serviços em nuvem. Ele é exclusivo para assinaturas de documentos eletrônicos, mediante de certificados emitidos na hierarquia da ICP-Brasil. Dessa forma tem total validade jurídica. Com ele, qualquer tipo de contrato pode ser assinado de modo digital, de qualquer local, por diversas pessoas, inclusive simultaneamente, já que também permite diversas formas de distribuição e controle das assinaturas dos documentos. Contratos de prestação de serviços, compra e venda de mercadorias, procurações, dentre outras documentações, poderão ser validadas on-line.

Seu objetivo principal é consolidar o conceito de certificação digital no Brasil e expandir o uso dessa tecnologia no país, pois a maioria dos clientes da Certisign utiliza atualmente seus certificados digitais apenas para cumprir obrigações fiscais, quando são possíveis para diversas outras aplicações, como este Portal.

O Portal traz muitas melhorias, como a notória praticidade e agilidade das transações eletrônicas, além de ser um aliado aos projetos que buscam otimização de custos e sustentabilidade nas ações. Ele viabiliza, inclusive, a desmaterialização dos processos e a redução da emissão do CO². Isso porque evita a impressão de diversas vias em papel e deslocamentos físi-cos de pessoas para colher assinaturas e autenticações.

Sabemos que de 80% a 90% dos contratos de compra e venda no Brasil levam até 90 dias para serem formalizados por causa do vaivém dos papéis e dificuldade para colher a assinatura de todas as partes envolvidas no processo. Às vezes, as transações são inter-rompidas, como no caso de uma das pessoas está em viagem. Com o Portal de Assinaturas Eletrônicas da Certisign, esse problema deixa de existir.

Por meio do projeto, a Certisign deseja fazer com que Pessoas Jurídicas e Físicas passem a utilizar mais a certificação digital, além de acelerar transações para contratos de negócios. Para usuários, o único requisito para utilização é ter um certificado digital, seja ele emitido pela Certisign ou por outra Autoridade Certificadora credenciada pela ICP-Brasil.

CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282