Artigo

Leonardo Fonseca Netto

Gerente Comercial na NEC no Brasil
Nas últimas eleições viu-se que, além da Saúde e da Educação, o povo brasileiro demonstrou uma preocupação que cresceu muito nos últimos anos, a Segurança.
Data: 13/05/2015

O papel da tecnologia na segurança da sociedade
 
Nas últimas eleições viu-se que, além da Saúde e da Educação, o povo brasileiro demonstrou uma preocupação que cresceu muito nos últimos anos, a Segurança.
 
Muitos acreditam que, se não houver segurança, as outras bases (saúde, transporte, educação, por exemplo) não se sustentarão. Por isso, muitos países organizam regularmente eventos sobre o tema e têm a evolução da tecnologia como principal ferramenta.
 
Recentemente, foi realizada, em Dubai, a Intersec 2015, um evento anual sobre as tecnologias usadas a favor da segurança. A NEC participou  da iniciativa demonstrando suas soluções de reconhecimento facial, Cyber Security, análise comportamental e o software de colaboração entre agências. São soluções que estão sendo utilizadas em vários países, como Japão, Cingapura, Estados Unidos e países da Comunidade Europeia.
 
Do ponto de vista do reconhecimento facial, o rosto humano desempenha um papel importante na nossa interação social, transmitindo a identidade das pessoas e usando a face humana como uma chave para a segurança. A tecnologia de reconhecimento facial biométrico tem recebido uma atenção significativa nos últimos anos devido ao seu potencial para uma ampla variedade de aplicações. A NEC oferece uma gama completa de soluções para governos e empresas, a fim de que se protejam contra as ameaças de ruptura digital. Com base nas soluções certas, os governos têm a condição de se precaver frente às ameaças. A previsibilidade, no entanto, só pode ser viabilizada por meio dos dados corretos e da capacidade de análise dos dados.
 
A NEC, junto a seus parceiros, oferece soluções de segurança de TI, como implementações de segurança de rede que configura firewalls, sensores de detecção de intrusão, e medidas de prevenção de intrusão. Além disso, endurecimento redes para evitar a pirataria ou ataques de vírus é um campo em que a NEC tem uma vasta experiência.
 
A empresa oferece, ainda, uma solução de análise de vídeo altamente eficiente e fácil de usar que monitora comportamentos e ações pré-determinadas como incomum. Responsável por uma análise comportamental, o software da NEC detecta automaticamente o comportamento suspeito, como intrusão e objeto de abandono com base no tempo definido pelo usuário e parâmetros de localização. A ferramenta pode, por exemplo, distinguir seres humanos e objetos em movimento e aumentar a velocidade e precisão da detecção de suspeitos, portanto, melhora a vigilância ao mesmo tempo que reduz os custos de pessoal e de equipamentos.
 
A tecnologia da informação desempenha um papel vital na garantia da segurança, uma vez que, devido à intensificação da dependência de tecnologias avançadas, tornamo-nos sociedades conectadas, modernas e altamente vulneráveis ​​aos ataques do mundo virtual. Governos devem estar preparados para uma ampla variedade de ameaças à segurança pública, que vão desde o terrorismo aos desastres naturais. As autoridades também devem procurar soluções para melhorar a qualidade de vida da população, aumentando a capacidade de coletar dados e de extrair informações que proporcionam um tremendo potencial para tornar as cidades mais seguras.
 
Na cidade de Buenos Aires, há 2000 câmeras integradas a um único sistema que gerencia e coordena todas as informações recebidas. Cingapura, por sua vez, integrou todas as agências de segurança numa única solução. A NEC está fazendo a mesma integração para os Jogos Asiáticos de 2018, em Jakarta, na Indonésia, e para as Olímpiadas de Tokyo, no Japão, em 2020. 

 

CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282