Artigo

Júlio Consentino

Vice-presidente da Certisign
Com a crise hídrica em evidência na mídia, nos demos conta o quanto somos dependentes da água, não só para viver, mas também para trabalhar, afinal esse importante recurso natural é indispensável...
Data: 10/09/2015
 

Certificação Digital: tecnologia verde

Com a crise hídrica em evidência na mídia, nos demos conta o quanto somos dependentes da água, não só para viver, mas também para trabalhar, afinal esse importante recurso natural é indispensável para produção de diversos materiais, como o papel, por exemplo. E, nesse cenário, a tecnologia da Certificação Digital é uma grande aliada.

Isso porque o Certificado Digital é um documento que identifica inquestionavelmente pessoas físicas e jurídicas no meio eletrônico e a cada uso gera uma assinatura digital com valor legal semelhante a da assinatura manuscrita. Dessa forma, ele pode ser utilizado para diversas aplicações, como a assinatura de documentos, diminuindo assim o uso de papel, além de vários outros benefícios, mas vamos nos atentar a questão sustentável.

Outro exemplo de aplicação bastante importante é o uso do Certificado Digital na emissão das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e). Se considerarmos que já foram emitidas mais de 11,2 bilhões de NF-e desde a sua implantação, em 2006, mais de 44,8 bilhões de folhas de papel deixaram de ser impressas, já que versão impressa consumia, em média, 4 folhas.

Essa economia no uso de papel representa mais de 96,7 bilhões de litros de água, que deixaram de ser utilizados, já que, de acordo com o Instituto Akatu, são necessários 540 litros de água para produzir um quilo de papel. Se calcularmos que uma resma (500 folhas) de sulfite A4 tem, em média, 2 quilos, apenas para produção de uma resma seriam utilizados 1.080 litros de água.

Esses são apenas alguns dados que evidenciam a importância de migrar processos físicos para o eletrônico. Hoje, isso é totalmente viável e seguro, graças à tecnologia da Certificação Digital.

CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282