Artigo

Michel Medeiros

CEO da Soluti Certificação Digital
Para os clientes que adquirem um certificado digital, começando pelo pagamento eletrônico até a escolha do local mais próximo para emissão, pode parecer que o processo é totalmente eletrônico. Mas não é!
Data: 26/10/2015
 

O lado humano do Certificado Digital

 
Já diz o velho ditado: “O que a gente não vê o coração não sente!”
 
Isto leva a maioria dos clientes que adquirem um certificado digital a pensar que o ato de entrar em um site, pagar eletronicamente, escolher um local mais próximo e emitir o certificado é totalmente eletrônico. Mas não é!
Existem pessoas envolvidas em todas as etapas do processo de emissão do certificado digital, por exemplo, temos gente cuidando dos ambientes das AC´s, temos gente cuidando das centrais de verificação, temos gente cuidando do atendimento ao cliente, temos gente fazendo o pós-venda e, por fim, gente auditando os processos para verificar as possíveis falhas e identificar melhorias no processo.

Analisando este ecossistema de distribuição tradicional de mercado, percebemos que o nosso ciclo de entrega é muito próximo da produção de um bem, porque temos a fábrica para produzir, o distribuidor para distribuir o produto nos pontos de venda, a revenda que entrega para o cliente final. Fazendo uma analogia do mercado de certificação digital com qualquer outro mercado de produção de bem temos:

Sendo assim temos pessoas atuando desde a fábrica até a entrega dos certificados e, por este motivo, a gestão deve ser focada em pessoas, pelo simples fato de que não adianta toda a tecnologia e investimento em infraestrutura por parte das empresas e governo se o fator humano não estiver apoiado em práticas e recursos com o mesmo nível de desenvolvimento que as máquinas estão.
 
Temos que encarar isto como o ponto mais importante do nosso negócio e desenvolver habilidades e competências adequadas para acompanhar o desenvolvimento tecnológico.
 
Uma vez que temos pessoas entregando os nossos produtos, os certificados digitais, precisamos nos preocupar em medir a qualidade do tempo que trabalham para a SOLUTI, medir a satisfação e a realização, conhecimento e o engajamento dos recursos humanos com o nosso negócio.
 
Todo o ciclo de entrega de um certificado digital é finalizado por uma pessoa, o nosso querido Agente de Registro, mas ele é a etapa mais importante do processo e está extremamente relacionada à confiança, porque tem a responsabilidade de verificar se a pessoa é quem ela realmente está dizendo, para só depois entregar o certificado digital.
 
Portanto, se você é um empreendedor ou executivo desta área, faça um teste, verifique como está o atendimento dos seus agentes de registros, visite os seus pontos de entrega, ofereça treinamento e tenha certeza que o lado humano do certificado digital está desempenhando o seu papel da forma correta.
 
Na SOLUTI somos gente que gosta de gente, gostamos de gastar a sola do sapato visitando nossos parceiros, cuidamos das pessoas envolvidas em todos os processos, reconhecemos, treinamos e damos feedbacks adequados, ao mesmo tempo em que gostamos de recebê-los por parte de quem compõe nosso time.
 
A nossa gestão ama o que faz, não gostamos de ambientes fechados, estamos sempre abertos para ouvir e discutir sobre melhoria nos processos. Sentamos juntos, resolvemos juntos, a nossa porta está sempre aberta para receber parceiros e clientes, pois dependemos deles para continuar.

Temos paixão pelo que fazemos e somos um bando de fanáticos obstinados para que o nosso negócio seja perene, e é isto que faz o cliente nos escolher para compra de um certificado digital, e ao mesmo tempo, nosso time de colaboradores nos escolhe por que nos identificam como uma das melhores empresas para se trabalhar.

 

 

CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282