Artigo

Mauricio Balassiano

Diretor de Tecnologia da Certisign
Utilizar a Certificação Digital apenas para se comunicar com o governo ou enviar o Imposto de Renda ficou no passado, uma vez que a tecnologia pode ser utilizada de inúmeras outras formas
Data: 16/05/2016
 
 
Certificado Digital no smartphone já é realidade
 
 
A mobilidade se tornou palavra-chave no cotidiano das pessoas. De acordo com uma pesquisa divulgada em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 85 milhões de brasileiros possuem acesso à internet, desses 7 milhões acessam a rede por meio do celular ou tablet. Esse número mostra o quanto os serviços das empresas de todos os segmentos precisam estar disponíveis no mobile, de forma segura para ambos os lados - para quem oferece o aplicativo e para quem vai utilizá-lo.
 
Mobilidade e Certificação Digital
 
Utilizar a Certificação Digital apenas para se comunicar com o governo ou enviar o Imposto de Renda ficou no passado, uma vez que a tecnologia pode ser utilizada de inúmeras outras formas como para assinar documentos e se autenticar em sites.
 
Isso já é de conhecimento de algumas pessoas. A grande novidade é que o Certificado Digital já pode ser utilizado em dispositivos móveis para viabilizar essas duas aplicações de maneira muito mais conveniente para ambos os lados.
 
Essa possibilidade beneficia todas as empresas que oferecem serviços na web e que precisam validar a identidade do usuário. Entenda o motivo por meio de 3 exemplos:
 

Bancos

É sabido que alguns serviços bancários já estão disponíveis na internet e que algumas agências físicas se tornaram digitais. No entanto, a gama de serviços oferecidos ainda não atinge toda sua potencialidade devido ao fato de que as transações na internet ainda representam um grande risco de fraudes às instituições financeiras. Então, para alguns serviços, o banco prefere investir no operacional físico para se resguardar de possíveis repúdios.
 
Com a Certificação Digital todo esse cenário é revertido:
 
  • O banco tem a certeza de quem está realizando a transação, e o cliente não poderá repudiar por ter se autenticado com o Certificado;
  • O cliente tem a comodidade de iniciar a operação e finalizá-la no mobile com toda conveniência e sem se preocupar em ter que digitar agência, senha, número do token, combinação numérica, etc. Se ele preferir, também pode iniciar a operação no desktop utilizando o Certificado Digital no celular. O sistema de push notification transmite as informações do aplicativo mobile para o desktop permitindo a autenticação.
  • O banco reduz custos operacionais e com o gerenciamento de senhas e mitiga os riscos de fraudes.
Saúde
 
Tornar os processos de hospitais em 100% digital nunca foi tão simples. Hoje, a tecnologia da Certificação Digital pode ser inserida em sistemas, como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), para viabilizar que toda a tramitação e assinatura dos documentos sejam realizadas no eletrônico e com total validade jurídica. E, agora, com mais uma vantagem: a conveniência para os profissionais de saúde.
 
Hoje, esses profissionais não precisam mais carregar o cartão ou token ou o hospital não precisa se responsabilizar pelos atos dos empregados que tiverem seus Certificados armazenados em HSM.
 
Tudo passa a ser mais simples: a instituição adota a Certificação Digital em seus sistemas com a opção de autenticação Mobile ID e disponibiliza aos profissionais Certificados Digitais para serem inseridos em seus celulares ou tablets.
 
e-Commerce
 
O segmento de e-commerce também sofre com a fraude de identidade. O internauta mal intencionado faz a compra e, depois, não a reconhece. Segundo uma pesquisa realizada pela ClearSale, no ano passado o índice de tentativas de fraude de compras na internet no País ficou em 3,98%, ou seja, a cada R$ 100 em compras, R$ 3,98 foram perdidos em fraudes.
 
A solução de login com Certificado também resolve esse problema. Ao conceder mais essa opção de autenticação ao usuário, o dono do e-commerce se protege contra o chargeback (não reconhecimento da compra), pois as transações realizadas por meio do Certificado Digital não podem ser repudiadas.
 
Para o cliente da loja virtual também é conveniente. Ele não precisa criar um login e senha, pois pode se autenticar rapidamente e de forma segura por meio da senha do Certificado Digital, mesmo que esteja usando um desktop. Pois, como explicado anteriormente, a aplicação permite a comunicação do celular com o desktop.
 
 
*Artigo publicado originalmente na Revista idigital nº21  
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282