Crescimento do mercado de certificação digital tem destaque no 15º CertForum

Crescimento do mercado de certificação digital tem destaque no 15º CertForum

O uso de tecnologias que fazem uso do certificado digital em outros países e os números do mercado da certificação digital no padrão da ICP-Brasil foram os temas abordados nos primeiros painéis do dia.
Data da publicação: 26/09/2017

Com presença de grande público, teve início o primeiro dia, 20, de apresentações do 15º CertForum – Fórum de Certificação Digital. O uso de tecnologias que fazem uso do certificado digital em outros países e os números do mercado da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) foram os temas abordados nos primeiros painéis do dia.

 
No primeiro momento, houve a participação do diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) Waldeck Araújo Junior que apresentou os números da ICP-Brasil, a quantidade de certificados emitidos e de entes da Infraestrutura. O moderador do debate, titular do Comitê Executivo do Conselho Nacional de Desburocratização – Brasil Eficiente, representando a Câmara dos Deputados, Manuel Matos, destacou a importância do crescimento da ICP-Brasil para o desenvolvimento do país.
 
Em seguida, o diretor associado da Smart Card Alliance, Edgar Betts, mostrou o panorama do uso do certificado nos países latino-americanos. Encerrando o painel, a representante da Agência para o Desenvolvimento do Governo da Gestão Eletrônica e da Sociedade da Informação e do Conhecimento do Uruguai, Agesic, Maria José Viegas, apresentou a experiência uruguaia no uso da certificação digital em sistemas públicos.
 
Os números, os desafios e o panorama do mercado de certificação digital ICP-Brasil foi o tema do segundo painel do dia. O moderador da mesa, diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI Rafaelo Abritta deu início às apresentações apontando a importância das empresas privadas no desenvolvimento e massificação do uso da certificação digital e na superação das burocracias que possam vir a aparecer.
 
Em seguida, o presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Julio Cosentino, o presidente da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Nivaldo Cleto, e o presidente da Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital (ANCERT), Rafael Caporalli, falaram sobre o crescimento do mercado de certificação digital, que atualmente é utilizada em 71% das transações do PIB nacional.
 
As apresentações utilizadas por todos os palestrantes já estão disponíveis no site do CertForum. Em breve, os vídeos com a íntegra de todos os painéis serão publicados no canal do ITI do Youtube.
 
 
 
Fonte: ITI
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282