Programa vai permitir abertura de empresas em SC pela internet com ajuda do certificado digital

Programa vai permitir abertura de empresas em SC pela internet com ajuda do certificado digital

Segundo a levantamento da Serasa Experian, neste ano já foram abertos mais de 50 mil empreendimentos no estado de Santa Catarina
Data da publicação: 27/09/2017
Abrir uma empresa em Santa Catarina ficará mais fácil a partir de outubro, com a ajuda do certificado digital. Os procedimentos poderão ser feitos pela internet, sem necessidade de deslocamento, com o Programa Jucesc Digital, desenvolvido pela Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc). O sistema também permitirá obter outros serviços de atos empresariais como, requerimentos e certidões. Bastar ter a certificação digital para viabilizar os trâmites.    
 
Segundo o indicador Serasa Experian de nascimento de empresas, no primeiro semestre desse ano houve aumento de 15% no registro de novos negócios em Santa Catarina em relação ao mesmo período do ano anterior. Este foi o sétimo estado na lista dos que mais abriram empresas no país, com total de 51.362 empreendimentos. “A partir de outubro, para impulsionar ainda mais este cenário, a certificação digital irá apoiar a desburocratização dos processos de aberturas, fomentando o empreendedorismo na região por meio do Programa Jucesc Digital”, explica Murilo Couto, gerente de estratégia de negócios da Serasa Experian.
 
Na cidade de São Paulo já está funcionando sistema semelhante, o Empreenda Fácil, programa que desburocratiza a abertura e a aquisição de licenças de funcionamento às empresas de baixo risco. O programa se propõe a reduzir o tempo médio do processo de 101 para apenas 7 dias. A Serasa Experian indica o uso de um certificado digital para validar e facilitar seu acesso à plataforma criada pelo governo federal.
 
Na etapa inicial do projeto Empreenda Brasil, os futuros empresários poderão abrir somente empresas de baixo risco, ou seja, com área construída inferior a 1.500 m² ou instaladas em área de até 500 m², e que não demandem licenciamentos específicos (ambiental, entre outros). A ideia é facilitar a criação de novos empreendimentos na cidade, eliminando a burocracia. O processo será realizado, em sua maior parte, pela internet, sem exigência de deslocamento do empresário entre diferentes órgãos públicos. O endereço do portal é: http://empreendafacil.prefeitura.sp.gov.br/
 
Saiba mais sobre o certificado digital em www.certificadodigital.com.br
 
 
 
Fonte: Serasa Experian
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282