Serasa Experian lança ferramenta gratuita de login online com certificado digital

Serasa Experian lança ferramenta gratuita de login online com certificado digital

Objetivo é tornar a identificação do usuário mais segura em sites que possuam área logada, como os ecommerces
Data da publicação: 10/08/2018
Empresas de comércio eletrônico ou outros tipos de companhias que possuem sites com área logada passam a contar, a partir de hoje, com uma ferramenta de login seguro na internet para seus clientes. Chamado de Identific, o novo produto da Serasa Experian possibilita a identificação dos usuários (consumidores ou empresas) no ambiente digital por meio dos certificados digitais e-CPF, e-CNPJ e NF-e, apenas com a inclusão da senha “pin”, que tem de 4 a 15 caracteres.
 
A certificação digital é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no país pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República. Por isso, dá mais segurança aos processos de login na internet, diferente de outros métodos que utilizam apenas login e senha, ou logins de redes sociais.
 
“O certificado digital é, hoje, a melhor opção para identificação segura no ambiente digital, por isso a Serasa Experian trouxe essa inovação para seu portfólio de produtos”, afirma Maurício Balassiano, diretor de certificação digital da Serasa Experian. “Com o Identific, as empresas terão certeza de quem está se logando em seus sites já passou por um processo de identificação”, diz.
 
Para emitir o certificado digital, pessoas e empresas devem fornecer documentos (como RG, CPF e comprovante de residência), que passam por uma checagem, e comparecer a um posto de emissão da autoridade certificadora para validação presencial da identidade digital. Por conta do processo rigoroso, dados do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) mostram que 0,0038% do total de certificados emitidos em 2017 irregulares, e todos foram revogados.
 
A segurança do certificado digital é garantida por conta da criptografia utilizada, que é a do tipo assimétrica. Em outras palavras, os certificados digitais emitidos na ICP-Brasil possuem duas chaves, uma pública e outra privada. Essa informação não é gravada nos certificados, restando apenas ao seu proprietário o conhecimento da mesma.
 
Os usuários dos certificados digitais e-CPF, e-CNPJ e NF-e não pagam nada para utilizar o Identific. As empresas que quiserem disponibilizar esta forma segura de login em seus sites também podem fazer a instalação de forma gratuita com apenas três cliques no endereço www.serasaidentific.com.br.
 
Veja os principais benefícios listados abaixo:
 
  • Rapidez: o Identific substitui os processos tradicionais de login, em que o usuário precisa preencher todos os seus dados pessoais, pela inclusão da senha “pin” do certificado digital. Automaticamente, os dados são inseridos no cadastro (nome, CPF, endereço e email, no caso de pessoa física).
  • Comodidade e praticidade: uso de um mesmo login para todos os sites, com certificado digital, apenas utilizando a senha “pin”. Assim, não há necessidade de criar um login e senha diferente para cada site.
  • Segurança: com este tipo de login, as empresas sabem que quem está acessando seu ambiente digital ou comprando em seu ecommerce já passou por um processo de identificação presencial confiável.
  • Fim do fake: não existe um certificado digital com perfil fake, seja ele de consumidor ou empresa, como acontece nas redes sociais.
  • Sem chargeback: com a utilização do identific no ecommerce, as varejistas eliminam a necessidade de chargeback, que é o cancelamento feito pela administradora do cartão quando não há reconhecimento da compra pelo consumidor. Ao utilizar o serviço de login e se autenticar com o certificado digital, que tem validade jurídica, o usuário assume a responsabilidade.
  • Menos abandono de carrinho: Pesquisas mostram que uma das principais razões do abandono de carrinho são os formulários extensos de cadastro. Por conta da comodidade de não solicitar o preenchimento de dados cadastrais, o Identific agiliza todo o processo de compra e, assim, diminui a taxa de abandono de carrinhos no ecommerce.
  • Credibilidade: a Serasa Experian foi a Primeira Autoridade Certificadora (AC) homologada no país e tem vasta expertise no segmento de certificação digital, além de possuir 50 anos de mercado no Brasil. Um login com a marca Serasa dá mais credibilidade aos sites.
 
Certificação Digital
 
A certificação digital é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no país pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República. Tem validade jurídica e confere aos documentos eletrônicos autenticidade, integridade, sigilo e atributo de não repúdio.
 

A Serasa Experian promove a certificação digital como tecnologia efetiva para a desmaterialização dos processos, com atributos de validade jurídica, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios e processos. 

 

Fonte: InforChanel
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282