Falta uma semana para o Smart City Expo Curitiba 2019

Falta uma semana para o Smart City Expo Curitiba 2019

Evento terá quatro temáticas principais, palestrantes nacionais e estrangeiros e espaço para visitação gratuita. Inscrições com desconto vão até dia 20
Data da publicação: 14/03/2019

Apontada como a cidade mais inteligente do Brasil e modelo em desenvolvimento urbano para toda América Latina, Curitiba irá sediar na próxima semana o Smart City Expo Curitiba 2019. Trata-se da segunda edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, que será realizada no Expo Barigui nos dias 21 e 22 de março, e deve mobilizar mais de 6 mil pessoas, representantes de municípios de todo o país e de 25 cidades do exterior.

 
O acesso à área de exposição será gratuito mediante inscrição prévia pelo site (www.smartcityexpocuritiba.com). O preço dos ingressos para o congresso até o dia 20 de março é de R$ 1.350, enquanto nos dois dias de evento será de R$ 1.500. Estudantes, professores, deficientes, idosos e pessoas que se enquadram na Lei nº 12.933 têm direito à meia-entrada, mediante comprovação.
 
O evento é chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão.

Áreas temáticas
 
O Smart City Expo Curitiba 2019 terá quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejando cidades inovadoras e inclusivas. 
 
‘Viabilizando tecnologias para cidades inteligentes’ irá tratar sobre inteligência artificial, internet das coisas, realidade aumentada, centros de monitoramento, robótica, computação em nuvem, startups e empreendedorismo, monitoramento remoto, entre outros assuntos.
 
Já a temática ‘Governança em cidades digitais’ se dedica às áreas de Governo Aberto, tecnologia cívica, estratégias das cidades inteligentes e governança inteligente.
 
A temática ‘Cidades criativas, sustentáveis e humanas’ tem como missão debater temas como cidades verdes, engajamento cívico, participação cidadã, economia colaborativa, bem-estar e qualidade de vida e inclusão social.
Por fim, a temática ‘Planejando cidades inovadoras e inclusivas’ tem como mote assuntos como economia circular, gestão de resíduos, energia sustentável, mobilidade sustentável, mudanças climáticas, segurança pública, eficiência de recursos e urbanismo.
 
80 especialistas
 
Durante os dois dias do evento, três salas de conferências no Expo Barigui receberão mais de 80 especialistas nacionais e internacionais das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor.
 
Eles trarão cases e provocarão debates sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias, inovação e sustentabilidade. Entre os principais nomes confirmados estão o empresário Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop TT; Brooks Rainwater, executivo sênior e diretor do Center for City Solutions, da Liga Nacional das Cidades dos Estados Unidos; Benjamin de la Peña, chefe de estratégia e inovação do Departamento de Trânsito de Seattle, nos Estados Unidos; Alejandro Franco, diretor executivo do Ruta N, em Medellín, na Colômbia; Mila Gascó, diretora de Pesquisas no Centro de Tecnologia para o Governo, e professora da Universidade de Albany (EUA); Diego Gismondi, subsecretário de inovação pública do Governo de Santa Fé, na Argentina, entre outros.
 
Uma novidade na edição deste ano serão os ‘match makings’ organizados pelo World Trade Center Curitiba, que permitirão aos expositores realizar networking com clientes e investidores estratégicos.
 
Exposição
 
A área de exposição terá 35 empresas dos setores público e privado, exibindo soluções e inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo, entre outras. Setenta e quatro startups de Curitiba e região poderão exibir suas soluções e produtos e apresentar pitchs (palestras rápidas de, no máximo, 15 minutos) na Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da Prefeitura de Curitiba destinado a promover o ecossistema de desenvolvimento da cidade.

Sobre o iCities
 
O iCities foi fundado em 2011 com a visão de um cenário em que as cidades tenham um papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba - o Smart City Expo Curitiba -, o projeto de responsabilidade social iCities Kids, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes em São Francisco, na Califórnia (EUA), e as consultorias para municípios Smart Cities Brasil.
 
 
Fonte: Talk Comunicação
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282