3° CertLive debate Open Banking e Videoconferência na emissão ICP-Brasil

3° CertLive debate Open Banking e Videoconferência na emissão ICP-Brasil

A CertLive foi comandada pelo diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, acompanhado do Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho, e mediada por Célio Ribeiro, presidente-executivo da Abrid
Data da publicação: 07/07/2021
No contexto dos 20 anos da ICP-Brasil, foi realizada na noite de ontem, 06 de julho, a 3ª edição da CertLive. Com os temas: “Open Banking” e “Videoconferência nas Emissões ICP-Brasil”, o painel virtual já se encontra disponível no canal do ITI no Youtube.
 
A CertLive foi comandada pelo diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Carlos Fortner, acompanhado do Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho, e mediada por Célio Ribeiro, presidente-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid).
 
Para falar a respeito de Open Banking, o painel virtual contou com a participação do Diretor de Regulação do Banco Central do Brasil, Otávio Ribeiro Damaso e do representante do GT de Segurança do Open Banking Brasil, Marcos Aurélio Rodrigues. Agradecendo a oportunidade de debater sobre o tema, Damaso ressaltou a importância da parceria com o ITI, relembrando o trabalho realizado em conjunto com o Instituto, em 2001, quando foi implementado o projeto do Sistema de Pagamento Brasileiro (SBP) que, nas suas palavras, “foi a chave que mudou o sistema financeiro brasileiro”.
 
O diretor destacou três principais pontos sobre o Open Banking. “O primeiro ponto é o reconhecimento de que os dados e informações pertencem ao cliente bancário e ele tem o direito de usar essas informações em seu benefício. O segundo ponto diz respeito à padronização das informações e o terceiro é a transmissão dessas informações de forma digital e segura”, explicou.
 
Damaso finalizou falando a respeito das boas expectativas quanto aos serviços que serão oferecidos com a implementação do projeto. “Esperamos um sistema financeiro cada vez mais eficiente. Eficiente em termos de inclusão, eficiente em custos mais baratos para o cidadão, eficiente em termos de customização dos serviços financeiros, e isso vai ser possível com o Open Banking”.

Videoconferência trouxe novas possibilidades
 
Para falar a respeito da experiência da videoconferência como forma de emissão primária dos Certificados Digitais pela ICP-Brasil, a live contou com a participação dos representantes dos Prestadores de Serviço e Suporte (PSS), que tiveram a oportunidade de compartilhar um pouco de suas práticas quanto aos serviços oferecidos.
 
Os convidados foram os representantes dos Prestadores de Serviço e Suporte (PSS): Leonardo Gonçalves - PSS CertiSign, Fernando Moreira - PSS DigitalSign, Luciano Schewe - PSS Safeweb, Maurício Balassiano - PSS Serasa, Pedro Motta - PSS Serpro, Julio Mendes - PSS Soluti, Márcio Nunes - PSS Valid e o Presidente-executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Edmar Araujo.
 
Sobre a participação dos PSSs, o Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho, salientou que “É importante frisar e enaltecer as falas que ouvimos aqui nesta noite. Melhor do que a gente, ITI, falar, é o depoimento de quem faz, de quem realiza a emissão de Certificados Digitais lá na ponta. O usuário ICP-Brasil hoje tem uma gama de possibilidades de serviços para a obtenção do certificado cada vez maior, o que traz a ele várias opções de canais competentes e seguros”.
 
Anfitrião do debate, o presidente do ITI, Carlos Fortner, explicou que “A emissão primária por videoconferência não concorre com as ARs e AGRS. Na verdade, esse é mais um canal para abranger um mercado que ainda está latente e muito pouco explorado pela ICP-Brasil.”
 
Fortner completou, “A videoconferência como canal para a primeira emissão de certificado digital ainda está na sua juventude. É nova, mas está crescendo rápido, veio para ficar e ainda tem um grande universo a ser explorado.”
 
O diretor-presidente do ITI ressaltou ainda que o mercado vive hoje um momento dinâmico e cada vez mais competitivo, passando por uma transformação do “produto certificado” para o “serviço certificação”. E recomendou ao usuário final fazer uma boa pesquisa de preços antes de escolher o seu fornecedor.
 
Para facilitar essa pesquisa, o site do ITI disponibiliza uma página que leva o interessado diretamente aos sites de cada uma das Autoridades Certificadoras (https://www.gov.br/iti/pt-br/assuntos/icp-brasil/autoridades-certificadoras).
 
CertForum 2021
 
O maior evento de Certificação Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) este ano será realizado nos dias 21, 22 e 23 de setembro, de forma 100% online, por meio de uma plataforma totalmente interativa, amigável e dinâmica.
 

O CertForum 2021 é um evento realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid. A edição conta com patrocínio das empresas CertiSign, Fenacom CD, Kryptus, Link Certificação Digital, Online Certificadora, Safeweb, Serasa Experian, Soluti e Valid. Acompanhe em breve mais informações em nossas redes sociais. 

 

Fonte: ITI
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282