InterID é lançado com apoio da Abrid

InterID é lançado com apoio da Abrid

Com o início das atividades, um novo capítulo da história da identificação no Brasil começa a ser escrito
Data da publicação: 19/09/2022
 
Célio Ribeiro, fundador e diretor-presidente do InterID e presidente executivo da Abrid
O Brasil conta agora com uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao fomento da identificação nacional e internacional. O Instituto Internacional de Identificação, ou InterID, teve sua operação oficialmente iniciada nesta sexta-feira, 16 de setembro, data escolhida por ser o Dia Internacional da Identidade, em alusão ao item 16.9 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que estabelece como meta para 2030 que todos os países concedam a seus habitantes um documento de identidade legal.
 
“Faz parte da cidadania que cada um de nós tenha na mão um documento de identidade civil que seja seguro. Na nossa vida isso é algo natural, mas não é assim para muitas pessoas no Brasil e no mundo. Imagine uma pessoa que não tem um documento de identidade? Uma pessoa que não existe perante a sociedade? Essa é a causa do InterID: trabalhar para que todo indivíduo no mundo tenha um documento de identidade. A identificação é um direito básico”, falou Célio Ribeiro, diretor-presidente e um dos fundadores do InterID. Ele é também presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital - ABRID.
 
Com o recente lançamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN), Ribeiro entende que foi encerrado um ciclo de mais de duas décadas de trabalho para a criação de um documento único, nacional e seguro de identidade no Brasil. E agora se inicia uma nova etapa, na qual o InterID pretende exercer um papel relevante, de fomentar a adoção desse novo documento, levando-o para todos os brasileiros, principalmente para aqueles que hoje ainda não dispõem de um RG.
 
“Temos que levar a identidade para mais perto do cidadão”, comentou Claudio Machado, outro fundador do InterID.
 
O InterID vai atuar em diversas frentes. Institucionalmente, pretende participar de discussões sobre novas leis e regulamentações que impactem na identificação. Também vai promover o compartilhamento de conhecimento técnico, realizando seminários e workshops. E estará à disposição para prestar consultoria para órgãos públicos e privados na área de identificação.
 
Com sede em Brasília, o InterID será sustentado por contribuições dos associados efetivos; contribuições dos mantenedores; receitas decorrentes de eventos, convênios, patrocínios e prestação de serviços técnicos especializados; e doações.
 

Para saber mais sobre o InterID acesse: www.interid.org 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Fonte: ABRID
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282