O que a Gestão faz por você? Apoia a emissão da Carteira de Identidade Nacional em todo o país

Mais de 7,5 milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN,  Entre as vantagens da CIN estão o estabelecimento de dados íntegros para os cadastros do governo, redução de fraudes e ampliação da segurança dos processos de identificação de cidadãos no Brasil. Essa é mais uma iniciativa liderada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Governo Digital.
 
“A CIN vai além da segurança pública. Ela vai possibilitar a modernização de todo o sistema de identificação do Brasil. Com a base de dados da CIN, será possível acompanhar todo o ciclo de vida dos cidadãos e melhorar a prestação de serviços públicos”, explica o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.


 
Isso será viável porque a CIN possui padrão nacional e CPF como número único, de modo a integrar os dados de forma segura. Assim, o governo poderá ser proativo para atender às necessidades dos cidadãos em áreas como saúde, educação e trabalho. Com a CIN, todas as políticas públicas terão acesso ao mesmo dado oficial de identidade do cidadão.

Entre os exemplos, é possível citar a marcação de consulta no SUS, pois todo esse processo poderá ser simplificado, já que os dados de identificação estarão disponíveis em tempo real, independente do formato de atendimento, seja virtual ou presencial. Outro exemplo seria a concessão de benefícios, como o Bolsa Família.
 
Até o momento, a nova carteira de identidade é emitida em 23 estados e no Distrito Federal. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Entre esses, 18 unidades federativas já estão emitindo somente a nova carteira de identidade. Desde o dia 11 de janeiro deste ano, os estados e Distrito Federal têm de adotar a CIN como documento de identificação, conforme o estabelecido no Decreto nº 10.977/22.
 
Documento digital

A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo do GOV.BR para baixar a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Após o login, aparece o ícone ‘Carteira de documentos’ na tela inicial, bastando clicar no botão ‘+’, escolher ‘Carteira de Identidade’ e ir em “Adicionar Documento’ para ter acesso à CIN Digital.

Outras informações estão disponíveis no gov.br/identidade